GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seguir ou ser Seguido?

Ir para baixo

Seguir ou ser Seguido? Empty Seguir ou ser Seguido?

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Seg Dez 09, 2013 11:03 am

Por: Sidney Nazar
09-Dezembro-13  
Seguir ou ser Seguido?
Ao observar os resultados de alguns campeões, fico a me perguntar, como no meio de milhares de columbófilos e pombos devidamente preparados, os destes campeões estão sempre entre os primeiros. Tanto que no final se tornam campeões com centenas de ponto a frente do segundo colocado.  
Muitos poderiam dizer centenas de motivos e vamos aos principais deles.
1. Ele cria pombos há décadas: Obviamente esta teoria não se sustenta. Cada vez mais novos criadores com apenas 3 ou 5 anos, tem conseguido resultados espetaculares e até mesmo ganho campeonatos onde titãs da columbofilia já fizeram historia um dia. Penso que é mais vantagem começar a criar e já competir, do que depois de anos começar no desporto.
Vou parar no 1 e vou resumir; Ele é bom, tem pombos bons, linhagens com pedigree, tem ótimo pombal, ótima localização e por ai vai. Muitos ficam procurando desculpas para tentar entender, como poucos conseguem tantos êxitos enquanto eles anos a fio mal conseguem terminar a campanha em questão.
Hoje é difícil ver criadores medíocres, pombais ruins ou ainda pombos sem qualidade. A columbofilia no nosso país esta progredindo a uma velocidade muito grande. Embora reconheça muitas deficiências neste progresso. Temos que considerar que ela esta ai. E pombos bons há em todos os pombais.
Portanto não existem desculpas quando vemos apenas alguns obterem o primeiro lugar no pódio. O sucesso esta ao alcance de todos. A pergunta é; por que eu não consigo? Nunca vi respostas tão simples para uma pergunta tão fácil. Respondo; Por que ele pensou em algo que você não. Ele vendo que não era impossível foi lá e fez.
Tentou, perseverou, insistiu, nunca se satisfaz, procura sempre melhorar, sonhou, amigos o ajudaram e o sucesso depois de ‘’n’’ experiências veio. Ufa!!! Milagre? Não, e sim competência. Acho sempre bom fazer uma avaliação do que foi feito ao final de cada temporada. Assim descobriremos alguns erros cometidos.
O que NÃO consigo entender é que alguns amigos meus me dizem que não foi bem mais que ano que vem promete. Mais observei que chocaram os mesmos pombos, esta utilizando os mesmo métodos de adução, treinos, alimentação. Não mudou em nada. O que tem de diferente é que separou os seus melhores voadores e esta chocando eles.
Ok, tudo bem. Mais estes que esta a chocar é os seus melhores do seu pombal e não do campeonato. Daí será difícil fazer uma campanha pelo menos razoável se o que esta fazendo é trocar ‘’pau por madeira’’ ou seja, a mesma coisa do ano anterior.
Uma dica seria. Melhore o pombal ainda mais, adquira pombos de campeões e não se iluda achando que sem investimentos o êxito virá. Ouse testar, acorde mais cedo. Pergunte, duvide, prove e assim estará no caminho certo.
Então retomemos uma questão. Ok, no que ele pensou que eu não? Suponhamos que você leitor, é muito experiente na criação de pombos para competição. Tem ótimas linhagens no seu pombal e tem despendido tempo e capital necessários para lutar pelos primeiros lugares.
Mesmo assim, outro competidor com pombos aparentemente inferiores, um pombal modesto e apenas um pouco de tempo por dia a dedicar aos pombos. Tem conseguido um êxito bem maior do que o seu. Daí fica questão do por que isso pode esta acontecendo. A primeira coisa e achar desculpas para tal situação e obviamente não encontrar.
Agora chegamos a uma questão que eu gostaria de abordar nestas poucas palavras. ‘’O erro pode estar onde você não vê’’. Após o embarque dos pombos no caminhão da coletividade. Não há mais nada há fazer. É voltar para casa e esperar e esperar. O dia amanhece e os pombos são soltos. Poucas horas depois você vê seus primeiros atletas entrarem pelo Sputnik (mergulhador).
Mais tarde embora seus pombos tenham chegado bem, não esta entre os primeiros e talvez por pouco, nem pontuasse. Novas modificações são feitas para a próxima prova e nada acontece novamente. Obs. Acho um erro mudar a forma de jogar os pombos durante o concurso. Qualquer alteração importante e principalmente na alimentação, deveriam ter sido feitos semanas antes. Agora que chegaram os concursos as chances de piorar do que melhorar durante a campanha é muito maior.
O que poucos criadores não estudam é que existem (como abordei em outros artigos), pombos que levam o bando e pombos que são levados. O segredo é saber e estudar quais pombos puxa o bando. Aqueles que gostam de viajar na frente. Voltar para casa todos querem. Após serem soltos e orientados, rumam para casa na maior velocidade possível. Mais existem sim os pombos que não são mais preparados, por que todos lá são atletas treinados para isso. Mais sim que gostam de viajar na frente.
Uma vez questionei um campeão do porque alguns pombos virem de lados muitas vezes contrários ao local de solta. Você espera o pombo vir de frente e ele aparece de trás. Quando isso acontece, principalmente nas provas de velocidade e meio fundo, você não consegue pontuar. Se passa 3 km do pombal, é mais 3 para voltar o que totaliza 6 km. Tempo perdido esse que, o criador de pombos amarga lentamente.
A resposta dele é que se esses mesmos pombos estivessem na frente do bando, teriam descido dos céus ao seu pombal sem o menor problema. Isso é um fato. Observe que sempre os pombos da frente é que durante o vôo, escolhem virar a direita, esquerda, para cima e para baixo. Já os que estão atrás apenas acompanham.
Seguir ou ser Seguido? Mdyu



Isso é fato! Quantas vezes observamos um pombo estranho em nosso bando durante o vôo, em que certo momento se cança e quer ir embora (mudar de direção). Mais como está atrás dos primeiros, acaba seguindo por muito tempo o bando até que finalmente consegue sair.
Cara! Isso é algo que nuca li e nem ouvi ninguém falar sobre isso. Quem sabe criei uma nova teoria? Seria fantástico!!!
Significa que quanto mais pombos você tiver com características de levar o bando, maiores serão suas chances de chegar à frente em todas as provas da campanha. Significa que é necessário observar os pombos em todos os vôos e treinos que são feitos. Tanto particulares como em grupo.
Através dos treinos se descobrem quais são os ponteiros do ‘’seu’’ pombal. Basta ligar a entrada eletrônica e chipar os pombos. Aos chegar á casa verá quem entrou primeiro pelo Sputnik e marcou na frente dos outros. Ou ainda, um amigo pode fica no pombal e fazer as anotações para você que os levou ao treino.
Problema resolvido? NÃO! Por quê? Em uma competição não participam somente os seus pombos, mais sim milhares de outros preparados managers. O que significa que as características de puxar o bando vão ficar com os pombos que ferrenhamente lutará pela ponta. E os seus melhores podem não ser nem medianos comparados aos de alguns concorrentes vorazes neste universo columbófilo.
Uma forma rápida de conseguir pombos assim é colocar a mão no bolso. É comprar pombos na mão de campeão sem se importar com preços. Se estiver ao seu alcance é melhor ter 10 deste no seu plantel do que 1.000,00 seguidores.
Tenho feito testes e muitas observações. Depois de finda-las e tirar minhas conclusões. Terminarei este artigo.
É o que digo sempre amigos. O segredo do sucesso em columbofilia esta na observação. Abraços!
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos