GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Físico x Psíquico Autor

Ir para baixo

Físico x Psíquico Autor Empty Físico x Psíquico Autor

Mensagem por testedoteste Qui Dez 05, 2013 10:59 am

14-Setembro -2011
Assunto 5:
Físico x Psíquico Autor: Sidney Nazar

Aí esta um tema de grande importância para todos os columbicultores que ainda se perdem neste quesito ao avaliar um pombo.

FÍSICO=> Sempre que temos um exemplar em mãos, á primeira coisa que observamos é o seu peso, se cabe bem nas mãos, se sua plumagem é macia e sedosa e se goza boa saúde e; ainda se é bonito e desejável.

Isso é o suficiente para que a maioria dos criadores pense estar com um formidável pombo em mãos. Ou pelo fato de serem de um criador forte nem observam nada e garantem logo a compra. Devemos nos lembrar que não é porque um carro é novinho que ele não pode estar com algum problema invisível aos olhos humanos.

Quem vai comprar um carro e não é conhecedor, sempre leva ‘’um ferinha’’ para avaliar se pode ser comprado ou não e quais são as chances de no futuro dar defeitos graves. Quando fui comprar um carro por exemplo, pedi a um especialista no assunto para escolher um semi-novo para mim.

Ao final da escolha, fiz um ótimo negocio e estou com um zero na garagem. Interessante que eu estava olhando a beleza externa do gol g4, meu avaliador fez isso por último.

Mesmo que o pombo esteja aparentemente bem de saúde, não esqueça que ele talvez esteja descançado no pombal e a primeira prova de força que tiver poderá aparecer sua deficiência em algum órgão interno.

Formas de saber se o pombo é realmente saudável;

Se fez uma má muda, algo dentro dele não esta bem.
Se espirra muito, é mais uma dica, não só de doença mais fraqueza de sempre mesmo.
Se ao redor do externo fica sempre escuro ao menor esforço, esse não dará nada. Eliminei uma pomba só por que ela voava uns 50 minutos e já escurecia o peito ao reder do esterno. Tem gente que diz para dar ração depurativa. Mais pelo fato de ela voar pouco e já dar isso sempre, para mim não serve.
Pombos que precisam sempre de medicação, não são pombos e sim ratos de laboratório.

Olhos sempre húmidos nem sempre medicamento resolve. O pombo que é fraco mesmo elimine-o. E por ai vai.
Como disse um amigo do Pampulha; pombo que volta da Bahia todo mundo tem, agora, marcar nas provas e outra história.

PSÍQUICO=> Vamos pegar, por exemplo, agora um exemplar que esteja em sua melhor forma e fisicamente perfeito como deve ser. Sabemos obviamente que isso não é tudo por que temos que avaliar ainda a inteligência e habilidades de orientação do indivíduo. Muitas pessoas acham que o terremoto que ouve provocando o tsunami e até o do Japão, influenciaram na campanha desportiva esse ano de 2011. Se estão certos não se sabe, mais menos ainda errados.

São muitas as teorias de como o pombo se orienta e você leitor, sabe algumas delas. A resposta que tanto procuramos nos pombos sobre seu sentido de orientação vem de séculos, mais a única forma que temos de saber em pleno século XXI é o ‘’cesto’’.

Não tem jeito mesmo só treinando e competindo para que o processo de seleção dos melhores pombos, sejam feitos naturalmente. É importante ressaltar que o pombo tem que estar em sua melhor forma e mesmo assim tem que saber jogar com eles. Queiram ou não, columbofilia é um jogo onde só quem tem cartas na manga á surpreenderá.

Tem dia que você esta bem e tem dia que não mais, não quer dizer que esteja doente. Com os pombos também é assim, vamos tentar aprender vendo nos olhos deles essa disposição.






testedoteste
testedoteste

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos