GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MALES DA COLUMBOFILIA

Ir para baixo

MALES DA COLUMBOFILIA Empty MALES DA COLUMBOFILIA

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Ter Abr 29, 2014 7:41 pm

Osvaldo Pires
Dr. Hilton Mendonça

Espalhada por todo o território nacional, a columbofilia brasileira tem uma boa estrutura que define e organiza nossa coletividade associativa, a nível nacional, estadual e municipal, mas padece de alguns males.
Preliminarmente, é justo ressaltar que muitos sócios e dirigentes não medem esforços na luta pela conquista de uma columbofilia melhor, e trabalham de modo a fazê-la crescer cada vez mais. Em sentido oposto, no entanto, é forçoso reconhecer a existência de columbófilos que se juntam a outros, fundam um clube, mas se acomodam, cruzam os braços e ficam à sombra do trabalho daqueles mais abnegados. Há ainda uns poucos que se limitam apenas só a reclamar de tudo, sem, no entanto, suar a camisa pelo pombo-correio. Bem assim, existem os que levam para o ambiente das soltas/competições, problemas pessoais, incompatíveis com a alegria que o lazer objetiva propiciar. Esses merecem nosso puxão-de-orelha para mudarem de atitude.
Outro sério problema é a concentração de poder na pessoa de um ou dois dirigentes, que, por falta de visão democrática, julgam-se cada vez mais importantes, centralizadores e mandões, a ponto de arvorarem-se de “donos” dos clubes. Cabem a eles perceberem que os outros são tão ou mais inteligentes e realizadores quanto eles.
Na democracia columbófila, o exercício do poder tem de ser rotativo, classificando-se como outro grave problema a eternização no cargo, por alguns Presidentes, Vice-Presidentes, Secretários, Tesoureiros e Relações-públicas.
Essa salutar alternância no poder é que vai fortalecer a columbofilia, já que as novas idéias e novo vigor laboral, trazidos pelos novos gestores, é que farão o esporte ter um outro ânimo, outro arranque. O que é preciso é tomar consciência de que na columbofilia – e em qualquer instituição! - não há pessoas insubstituíveis... Para aqueles agarrados ao poder columbófilo, fica nosso grito de alerta: respeitem a democracia, passem o bastão!
Outro mal a apontar é que muitos clubes Brasil afora não têm sede própria, não possuem transporte para as aves, nem instrumentos mínimos que permitam o exercício regular da prática columbófila. Essa carência poderia ser suprida com alguma forma contributiva, repassada pela Federação Brasileira, que buscaria esses recursos, de forma criativa, no próprio seio da columbofilia.
É bem verdade que a lei columbofilia não é um trilho, com aquela rigidez peculiar, mas uma trilha, eivada de flexibilidade. Malgrado essa orientação, temos como óbice ao bom desenvolvimento da columbofilia o fato de alguns diretores passarem por cima dos estatutos, atropelando a vontade soberana da maioria legislativa. Se há insatisfações com a norma, mudemo-la, à luz de discussões mais sábias.
Por derradeiro, saudamos nossos diletos pombos-correio, sob a crença inabalável de estarmos no tempo de juntar forças e de fazer bem-feito o dever columbófilo.
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos