GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SELECIONAR BORRACHOS (FILHOTES)

Ir para baixo

SELECIONAR BORRACHOS (FILHOTES) Empty SELECIONAR BORRACHOS (FILHOTES)

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Sáb Out 26, 2013 7:26 pm

SELECIONAR BORRACHOS (FILHOTES) 48jd

1- A primeira seleção de borrachos poderá ser feita ainda no ninho, conforme o seu desenvolvimento. Penso que não deve ser tolerada qualquer deficiência num borracho.
* atraso no crescimento em relação ao irmão
* placas amarelas na boca
* esterno (osso do peito) torto ou desequilibrado.
* pernas tortas, deficiência nos olhos etc.  

2- A segunda será logo após o desmame, se o borracho não corresponde àquilo que foi idealizado, ou seja, se não tiver as características dos progenitores.

3- A terceira poderá ser quando o borracho estiver totalmente formado, verificando se evoluiu no bom sentido, ou se pelo contrário com o crescimento perdeu as características que tanto nos agradavam após o desmame.

4- E por fim será o tal juiz final mais conhecido por ''CESTO'', quem ditará se merece ficar no pombal ou não. No que respeita as características que devemos ter em consideração, acho que não devemos ir por aí, pois há pombos bons com características totalmente diferentes uns dos outros. Selecionar pombos não é nada fácil, classificá-los ainda é mais difícil, garantir sobre o futuro desportivo ou de reprodução de um pombo só quem não tiver juizo ou então tiver interesses nessas afirmações.

Finalizando
Selecionar borrachos é uma tarefa difícil. Necessita-se de muita prática e anos de columbofilia para se poder selecionar com uma margem de exito maior.
Porem nunca podemos dizer com certeza absoluta que este é melhor do que aquele. Como já foi dito só o cesto seleciona os mais aptos, o cesto e o bom columbófilo em conjunto. Se encestarmos pombos em más condições físicas por muito bons que sejam nunca brilharão.
Os columbófilos de renome, quer em Portugal quer na Bélgica, tiram anualmente centenas de pombos dos seus reprodutores. Escolhem os que consideram melhores, a maioria vendem, e eliminam os que lhes parecem francamente maus.
Porem muitas vezes vê-se que pombos que foram adquiridos a esses columbófilos, e primeiramente escolhidos por eles acabam por se revelarem melhores dos que os que foram eleitos pelo criador para permanecerem no pombal. Isto porquê? Porque ninguém domina a escolha dos pombos a 100%. Não bastam teorias de asa, conformação física, aerodinâmica, respiratórias. Com o tempo podemos ater vir a conjugar tudo isto de uma forma mais ou menos certeira, mas... olhar e ver a personalidade, a vontade, a garra de um pombo ? Só com o tempo é que o podemos ir conhecendo.
O que temos na cabeça do pombo ideal é um sonho de cada um. Entre o sonho de uma conformação e a realidade de uma constatação vai um mar de incertezas.
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos