GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUDA......

Ir para baixo

MUDA...... Empty MUDA......

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Seg Out 14, 2013 9:00 am

ESQUEMA DE ALIMENTAÇÃO PARA A MUDA

Durante a época da muda a alimentação dos pombos deve assentar numa ração com um teor de proteínas entre os 16 e os 18%. A muda das penas do corpo ocorre no final do Verão/início do Outono. Por sua vez, a muda das penas das asas começa no final da Primavera e prolonga-se até ao início do Outono. Para melhorar a qualidade das penas (arginina, metionina, vitaminas lipossolúveis, ácidos gordos, ácido linoleico?), nada melhor que adicionar á ração normal sementes ricas em gordura, como, por exemplo, linhaça, cânhamo, cártamo e girassol. Adicionar cevada também parece uma medida eficaz para melhorar a qualidade das penas (cistina?). As proteínas de origem animal fornecem elevados níveis de arginina, glicina, lisina e metionina, aminoácidos absolutamente indispensáveis para a produção de uma penugem saudável. Deve colocar-se á livre disposição dos pombos grit, e admnistrar vitaminas uma a duas vezes por semana.
MUDA...... Mck



CURIOSIDADES
Enquanto que alguns columbófilos defendem acirradamente a inclusão de legumes na dieta alimentar dos seus pombos, outros há que nem sequer querem ouvir falar dessa hipótese. No entanto, convém não esquecer que os legumes são muito ricos em microminerais, vitaminas e outros nutrientes indispensáveis ao bom funcionamentodo organismo. Os vegetais de folhas verdes, assim como as rações extrusionadas de alfafa (principal componente dos granulados para coelhos), são uma boa fonte desses nutrientes.
Também o alho é um suplemento utilizado com bastante frequência na dieta alimentar dos pombos. Tendo como principal ingrediente activo o allicium,o alho possui propriedades antibaterianas, pelo que pode ser extremamente útil para ajudar o organismo a eliminar substãncias nocivas. Para além disso , também é rico em microminerais, selénio e germânio elementos que possuem a capacidade de estimular o sistema imunitário. Embora ainda não existam provas concretas, pensa-se que o alho permite melhorar o desempenho e as condições físicas em geral, pelo que pode ser um suplemento bastante benéfico.
Podemos considerar como boas fontes de frutose os sumos de fruta, o açúcar, o mel , e o Gatorade. Devem ser administrados logo após um concurso, de modo a que as reservas de gordura possam ser rápidamente restabelecidas. O seu consumo excessivo pode provocar um crescimento anormal.
A levedura de cerveja é uma excelente fonte de Vitaminas do grupo B e de aminoácidos, pelo que é muita utilizada como suplemento alimentar.

Saudações columbófilas

Alberto Formigal
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

MUDA...... Empty MAIS sobre MUDA

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Seg Out 14, 2013 9:16 am

A ALIMENTAÇÃO DURANTE A MUDA:
Mais exigente do que possam imaginar!
Todos sabem da grande importância que tem um normal desenvolvimento da muda para os sucessos da futura campanha desportiva. É importante que, durante este período, se acompanhem e observem os pombos de forma regular e meticulosa e a forma mais consciente será observá-los nas mãos para verificar se tudo corre normalmente, pois apesar de uma aparente boa condição, algo pode estar a correr mal.
Por vezes, verificam-se diferenças na cor das penas de cobertura, noutros casos as penas não conseguem sair do câlamo. É inacreditável, deram-lhe tudo o que pensaram ser necessário e, mesmo assim, apareceram problemas. Algo está mal, mas o quê? Uma das razões e a mais coerente, é a qualidade e a composição da ração.
Após vários estudos efectuados ao longo dos anos, começaram a surgir respostas. Uma ração adequada à muda parece ser a garantia para que esta decorra de forma perfeita durante o outono e inverno.
Na grande muda é quando se cometem mais erros. A troca das velhas penas requer um abundante número e quantidade de matérias nutricionais que são essenciais ao desenvolvimento da nova plumagem. Essas matérias essenciaissão imprescindíveis tanto aos adultos como aos borrachos e, nessa fase, condicionam uma muda de sucesso. Os tardios necessitam de cuidados especiais mesmo durante a campanha.
As novas penas deverão crescer sedosas, flexíveis e bem desenvolvidas, capazes de aguentarem os difíceis e exigentes concursos futuros. Os columbófilos, especialmente os menos bem sucedidos na campanha anterior, devem esforçar-se por conceder aos pombos todos os cuidados que este período suscita. A campanha que se segue poderá ser melhor.
Em primeiro lugar gostaria de falar nos cuidados a ter com os nossos pombos durante a muda. Deve evitar-se, a todo o custo, dispêndios de energia desnecessários, uma vez que o organismo do pombo já se encontra sobrecarregado. Isto inclui, em particular, a caça ao ninho e pais a alimentar borrachos. Quanto às fêmeas, deve evitar-se a postura de ovos. Esta é, aliás, a razão pela qual se deve efectuar o último acasalamento imediatamente a seguir ao último concurso e, mesmo assim, cada casal só deverá criar um borracho.
É importante dar liberdade aos pombos para que possam usufruir do máximo de sol. Uma ventilação perfeita é necessária para que disponham de uma grande quantidade de oxigénio na digestão da alimentação. Devem banhar-se a qualquer hora do dia. Estes pormenores têm um efeito enérgico no metabolismo, influenciando, assim, o desenvolvimento da muda.
Os pombos devem estar limpos de pó, caspa e insectos. A adição de sais de banho com iodo resulta em pleno. Temos que dar intensa luta aos parasitas.
À disposição dos pombos deve estar sempre uma mistura de grits, cal velha e minerais. Regularmente adicionaremos à água de bebida e ração produtos estimulantes da muda. A necessidade de aminoácidos é diferente para cada espécie animal, mas é a mesma para todas as aves. A síntese das proteínas deve efectuar-se sem perturbar o organismo dos nossos pombos, caso contrário, aparecerão marcas nas penas de cobertura. Os columbófilos, ao observar tal pombo, dirão: «Olhem, algo falhou na muda!».
Para que todos entendam os termos técnicos que irei aplicar, explicá-los-ei primeiro duma forma simples.Para os que quizerem aprofundar este tema, existe uma vasta literatura. No entanto, recomendo a consulta pois é possível adaptar a alimentação de acordo com cada período do ano. Proteínas bem equilibradas são as peças fundamentais de todos os seres vivos. A palavra proteína vem do grego protos,que quer dizer primeiro ou o mais importante.
Proteínas são grandes moléculas compostas de aminoácidos. No corpo existem cerca de 20 aminoácidos diferentes e em quantidades específicas. São formados pelos seguintes elementos: Carbono -50,55%; Hidrogénio -5,8%; Oxigénio -20,25%; Azoto -15,17%; Enxofre -1,3%; Fósforo -0,2% a 1,5%.
A única diferença entre as proteínas e a gordura ou os hidratos de carbono, está no azoto. DIferentes proteínas desempenham no organismo funções distintas. A sequência dos aminoácidos na molécula de proteína é estabelecida geneticamente. O organismo destrói e reconstrói as proteínas com a regularidade de um relógio. Metade do valor temporal (o tempo que demora a renovar metade da proteína) é diferente para cada uma delas. Por exemplo: de 1 a 10 dias com enzimas, aproximadamente 200 dias para as do músculo. Através das enzimas, o metabolismo pode adaptar-se , num curto espaço de tempo, às modificações na alimentação. A carência de certos aminoácidos pode ser detectada pela fraca qualidade da plumagem ou por um excessivo ou longo período de muda.
A armazenagem de proteínas no fígado ou músculos é limitada. Aliás, é esta a razão pela qual é muito importante um constante fornecimento de proteínas. Uma parte dos aminoácidos é perdida no desenvolvimento das proteínas. São precisamente estes aminoácidos que devem estar sempre presentes na alimentação, são indispensáveis à vida, logo essenciais. São os chamados aminoácidos essenciais. Os restantes aminoácidos, aqueles que são substituídos ou fabricados pelo próprio corpo, são denominados de não essenciais.

De Steven van Breemen
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

MUDA...... Empty ÓTIMO ESQUEMA DE MUDA

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Sex Nov 08, 2013 7:42 am

CLICK no link e baixe http://www.4shared.com/office/y8bXpk7M/A_muda_07_11_2013.html
Créditos: Fredson Santos
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

MUDA...... Empty Re: MUDA......

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos