GrupoEnacoL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testes antidoping

Ir para baixo

Testes antidoping  Empty Testes antidoping

Mensagem por Sidney nazar (Admin) Sáb Out 12, 2013 1:39 pm

Testes antidoping para pombos-correio
Publicado em 2012-01-21
NELSON MORAIS

A Federação Portuguesa de Columbófilia anunciou, sexta-feira, que, na próxima época desportiva da modalidade, vai passar a fazer testes antidoping aos pombos-correio. As análises serão feitas na Bélgica, porque não há quem as faça em Portugal.
Testes antidoping  Jp1o


A columbofilia é "um dos desportos com mais praticantes em Portugal", segundo diz a FPC, e a sua competitividade vulgarizou a administração de suplementos alimentares aos pombos-correio, para melhorar a prestação desportiva das aves. "Mas nem todos os suplementos são autorizados", observa a FPC, justificando a necessidade de "assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais".
Há também há exigências legais. "Antecipando a própria legislação, a Federação tinha já dado, em 2010 e 2011, os primeiros passos para introduzir o controlo antidoping", diz o presidente da FPC, José Tereso.
A implementação da medida foi dificultada pela inexistência de um laboratório português preparado para realizar as análises, pelo que a solução foi encontrada no estrangeiro. "Procurámos um laboratório na Bélgica, que, neste momento, faz já testes para diversos países europeus, no âmbito da columbofilia, que vai receber as amostras colhidas a pombos-correio portugueses", explica José Tereso, em comunicado.
"Espera-se que este controlo antidoping comece a funcionar com o início da época desportiva columbófila, que acontece a partir de Março", aponta a FPC.
Anualmente, as associações realizam, com a federação, cerca de 300 provas, a maioria das quais a partir de território espanhol. A FPC organiza ainda os campeonatos nacionais e a Clássica de Barcelona, em que os pombos percorrem entre 850 e mil quilómetros. Portugal, de resto, já se sagrou várias vezes campeão olímpico nesta modalidade.
Sidney nazar (Admin)
Sidney nazar (Admin)
Admin

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte -MG- Brasil

https://grupoenacol.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos